quinta-feira, 4 de junho de 2009

Polpa de tomate com passas e cominhos

Já começa a haver bom tomate!




Esta é mais uma receita de aproveitamento, não só de alimentos , mas de frascos também. Finalmente pude justificar os frascos que andei a guardar enfrentando resmungos e narizes torcidos.
Confesso que não me lembro em que programa de televisão foi que ouvi, nem sequer estava a ver, um cozinheiro dizer que tinha feito um molho qualquer, também não me lembro qual, para aproveitar o excesso de manjericão que a sua planta estava a dar.
Foi esta a informação que retive porque tenho o mesmo problema, ainda para mais que tenho uma lagarta a comer o meu manjericão e não é para isso que tenho a planta.
Pois então encontrei uns bons tomates no mercado, comprei dois kg e aqui fica o resultado.


Com


2 kg de tomate do mais feio que encontrar
folhas de mangericão à descrição
2 cebolas grandes, das brancas que também há boas nesta altura
6 dentes de alho esmagados
2 folas de louro
2 ramos de tomilho (só as folhas)
2 ramos de alecrim (só as folhas)
1 chávena de chá de passas
1 colher de sopa de cominhos em pó
2 colheres de sopa de açúcar, quanto mais escuro melhor
sal e pimenta q.b.


Como


Pele o tomate, isto não é assim tão simples, se conseguiu comprar aquele tomate grande e tosco, quase nem é preciso fervê-lo para o pelar, porque a pele sai muito bem.
Mas aqui fica o método correto para pelar tomate.
Retire o olho do tomate e com a ponta da faca golpeie o rabo em formato de cruz.
Os tomates devem ir à água a ferver durante cerca de seis segundos e logo de seguida para a água gelada, para não cozerem, mas como é para fazer polpa, basta pô-los em água fria de maneira a que consiga pegar neles para lhes retirar a pele que levantou na cruz que fez, criando assim quatro pontas que basta puxar com a faca e a pele sai com grande facilidade.
Faça um refogado em azeite com as cebolas, os alhos e o louro. Quando a cebola estiver transparente junte-lhe os tomates cortados em quatro e todas as ervas e condimentos à excepção do açúcar que pode juntar mais tarde. O açúcar tem dois papeis aqui, serve para cortar a possível acidez do tomate, e como conservante, é pouca quantidade, porque também não queremos que fique doce e o melhor é congelar em frascos pequenos e ir descongelando à medida que vai precisando.
Quando o tomate estiver em papa desligue o lume e retire o louro.
Triture tudo e congele.

Eu tenho usado muito, com massas, quando quero que o Matias coma qualquer coisa que ele não gosta, junto com leite de côco, é experimentar.

Sem comentários:

Enviar um comentário